terça-feira, 27 de maio de 2008

Ciclovias de Fortaleza - O que existe (praticamente nada) e que o futuro nos reserva



Hoje completam 4 semanas que enviei meu primeiro email a AMC - Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania da cidade de Fortaleza, minha pergunta aparentemente simples não teve ou não mereceu resposta "Quantos Km de Ciclovia temos em fortaleza?"



Diante da falta de informação resolvi fazer uma pesquisa por conta própria, então se alguém puder me ajudar mande as informações.

O Código de Transito Brasileiro (CTB) diz o seguinte:

"CICLOVIA - pista própria destinada à circulação de ciclos, separada fisicamente do tráfego comum."

Muitos não encontrarão nada de significativo nessa definição, mas o fato dela estar no CTB significa que a Bicicleta é um “Veículo” e não um brinquedo. O que realmente temos é o seguinte:

Fortaleza tem em torno de 42 quilômetros de ciclovias desconexas, isso está no site da AMC em um Clipping - se for verdade temos mais em km de ciclovia que São paulo, acredita?. Elas não são interligadas. Tem algumas que saem de canto nenhum e chegam a lugar algum.

na ciclovia da Avenida Washington Soares existem, além de bueiros abertos, postes no meio da via preferencial e umas trilhas verticais onde o pneu da bicicleta cai, causando uma queda de grandes proporções.

2 comentários:

Unknown disse...

Uma vergonha esta cidade, estão reformando a Bezerra de Menezes e nos deparamos com uma ciclovia de calango. Alô engenheiros da AMC, Luiziane, etc., aprendam como se faz ciclovia de verdade, pesquisem seus incompetentes.

Luiz Carlos disse...

Prezado, se todo mundo nao se revoltar contra essa situação, nao vai mudar nunca. Essas turmas de ciclistas que pedalam anoite em Fortaleza, estao estimulando indiretamente que nada seja feito por parte do órgão responsável, pois ja encontraram uma maneira alternativa para enfrentar a situação. Primeiramente todos deviam fazer algo em conjunto junto com os motoristas e motociclistas, pois todas as vezes que vejo uma entrevista de um representante de qualquer grupo de ciclista, nao percebo uma união por partes, sao bastantes radicais e esquecem que também sao motoristas e motociclistas, dessa maneira nada sera feito e tudo vai continuar como esta! Antes de questionarmos sobre as ciclovias devemos nos unir para um transito melhor, para todos.